sábado, setembro 03, 2016

Vindimas: Tradição ou uma nova forma de atração turística?

O fim do verão e o início do outono em Portugal é conhecido como a época das Vindimas, ou seja, a época da colheita da uva para a fabricação de vinho.
Antigamente este era um momento de festa, um momento de convívio, onde os pequenos produtores colhiam, escolhiam e, por fim, pisavam (literalmente) as uvas, para que estas, depois, pudessem fermentar em barricas, até que o vinho estivesse pronto.
Atualmente este processo está muito mais modernizado (e há quem diga "descaracterizado"). A "apanha" da uva manual já quase não existe, porque as grandes herdades, em suas culturas intensivas, passaram a utilizar máquinas para fazê-la.

Máquina para apanha de uva de cultura intensiva

Com esta máquina é possível apanhar as uvas de 1 hectare em apenas 1 hora

No entanto, determinadas cepas (estirpes), cuja produção não pode ser intensiva, ainda contam com o processo manual.

Cepa Touriga Nacional
Em Beja, no baixo Alentejo, a Casa Santa Vitória  possibilita, entre os dias 24 de Agosto e 14 de Setembro, uma visita turística à todo o processo de produção de vinho tradicional, que vai desde a apanha da uva, até a Adega (onde se escolhe e se pisa a uva em um lagar de pisa a pé), culminando numa prova de vinhos. Esta visita tem  um custo de 50 euros por pessoa, e inclui um almoço "tipicamente alentejano".

A apanha da uva

A escolha da uva

O lagar de pisa a pé

A prova de vinhos
A Casa Santa Vitória é uma empresa do grupo Vila Galé (muito conhecido pelos seus hotéis tanto em Portugal, como no Brasil), fundada em 2002, e que hoje possui maior visibilidade devido aos seus vinhos:  Versátil, Santa Vitória e Inevitável. Localizada no Vila Galé Clube de Campo (Distrito de Beja), para além de 127 hectares de vinhas e 150 hectares de olival plantados, a Casa Santa Vitória faz parte de um projeto de agroturismo, ou Turismo Rural, que hoje integra os ramos da hotelaria, agricultura e gastronomia.

Plantação intensiva de Nectarina

Plantação intensiva de Pêra Rocha

Zona de Caça Associativa

Por isso, para além da visita, quem quiser hospedar-se no hotel Vila Galé Clube de Campo, poderá fazê-lo a partir de 100€ a diária.

Sem comentários: