terça-feira, julho 12, 2016

E se o povo acordasse? Será que isso é possível?

Ou ser humano é mau por natureza; ou possui a memória muito curta, ou simplesmente muda de opinião conforme mais lhe convém!

Esta semana aconteceram dois episódios, que apesar de não terem nada a ver um com o outro me fizeram pensar e questionar algumas coisas:

1 - "Que humanidade mais desumana!"
2 - "Porque antes, ser nacionalista era mau, e agora já é bom?"
3 - Porque antes, FADO, FAMÍLIA e FUTEBOL, eram sinónimos de um governo ditatorial, e agora já não são mais?

O primeiro episódio remete-me ao que aconteceu com o toureiro espanhol, Victor Barrio, morto a tourear em Espanha, no último dia 9 de Julho.
A notícia publicada pela Revista Sábado, em sua página no Facebook, gerou uma série de comentários e aquelas "carinhas" de escárnio que, literalmente, me fizeram ter vergonha de ser humana!



Não vou entrar aqui no facto de ser contra ou favor de touradas, ou que não se deve fazer mal ao bicho, não, não vou discutir nada disso aqui, porque cada um tem a sua opinião e eu respeito todas as opiniões, ok?

O que está em causa aqui é que as pessoas, para defenderem as suas opiniões, justificam a morte de um ser-humano através de comentários com uma falta de compaixão inacreditável! Ou seja, as pessoas confundem as suas opiniões com a compaixão, o sentido de humanidade e respeito pela dor do próximo... É, literalmente, "morreu à torrear (e a minha opinião é que eu sou contra a tourada porque tenho pena do bicho), então bem feito!"
Minha gente, o facto de ser contra a tourada e ter dó do bicho não tem nada a ver com o nosso sentido de compaixão e respeito pela vida humana, ok? Por isso, comentários como os que eu lí no Facebook da Revista Sábado, penso que poderiam ter sido evitados:

Por exemplo: "Quem anda à chuva molha-se" (Óbvio! Mas se eu, me puser a fazer um desporto radical, como escalar o Everest, por exemplo, e me acontecer alguma coisa, também vou ouvir alguém dizer "Quem anda a chuva molha-se? Se eu fumar demais e morrer de enfisema pulmonar, se beber demais e morrer de cirrose hepática, se fizer sexo e não usar preservativo e morrer de alguma doença sexualmente transmissível, também vou ter ouvir "Quem anda à chuva molha-se?" Será que esta frase é mesmo apropriada e necessária, seja em que contexto for?)

Eu não irei colocar todos os comentários chocantes que lá estão, mas quem tiver paciência, ir à página do Facebook da Revista Sábado.

Quando aos meus outros dois questionamentos, deparo-me com uma Europa cada vez mais nacionalista (o que antes era considerado um perigo, devido ao exemplo do nacionalismo exacerbado que nos levou às duas grandes guerras, parece estar ganhando cada vez mais terreno) e ser-se nacionalista, de repente, passou a ser uma coisa boa! Sim, ok, ser nacionalista pode ser bom! Temos que nos valorizar, acreditar no potencial do nosso país, isso sim! Gostar que o nosso time de futebol seja campeão... enfim... mas não podemos esquecer que o nacionalismo também pode nos levar ao que está acontecendo à Grã-Bretanha neste momento, o famoso "BREXIT", ou seja, "não queremos mais os estrangeiros aqui porque somos nacionalistas e a Grã Bretanha é dos bretões". Oi? Aonde é que eu já ouvi isso... A Alemanha é dos alemães... Por isso acho que vale sempre a pena PENSAR (aliás essa é a palavra chave!) e não simplesmente rotular: O Nacionalismo é Bom ou o Nacionalismos é mau!

O mesmo se tem passado com a trilogia FADO, FAMÍLIA e FUTEBOL! Ainda essa semana, após o FUTEBOL se ter sobressaído em Portugal (o que na época de Salazar teria sido considerado o ópio do povo para desviar a atenção do país dos problemas mais proeminentes), e o Presidente da República Portuguesa ter dito que iria à FÁTIMA agradecer (coisa que também na época de Salazar teria sido considerado um desvio de atenção à religião) hoje, estão a ser vistos como bons olhos em Portugal.

A selecção “Nação valente” ainda pode levar Marcelo a Fátima

Eu, de facto, acho que a memória das pessoas (e aí obviamente) não falo somente dos portugueses, é muito curta! As pessoas esquecem-se muito rapidamente das coisas e, por isso, uma coisa que um dia foi a grande "BESTA" da história de uma nação, passa, logo a seguir, a ser "BESTIAL!" Por outro lado, também acho que aos políticos isto lhes convém... Assim, enquanto lhes der jeito, vamos falar de FUTEBOL, fazer o povo esquecer as mazelas do dia-a-dia, e também esquecer que um dia Salazar falou nos 3 F(s)!

Mas e se o povo acordasse, hein?

Juliana Iorio

1 comentário:

Rui Pedro Bento disse...

Vivemos a era do politicamente correcto, e dos gaiatos no poder e das verdades de hoje que se tornam mentira no amanha. Ter o coração a esquerda mas guardar a carteira no bolso da direita, ser pro-tudo, mas apenas com o esforço de “um clique”, enfim….como diz o ditado :
- “ ser como o Frei Vaz, faz o que ele diz, não faças o que ele faz”